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Falta de carros nas locadoras exige reservas com antecedência.

O mercado de locação de automóveis está tendo bons resultados na retomada do turismo, com a expectativa de atingir os níveis de antes da pandemia do novo coronavírus. O setor não contava com um imprevisto: a falta de carros nas montadoras, deste modo, também nas locadoras.

Segundo o presidente da ABLA, Paulo Miguel Jr., devido à pandemia, as locadoras venderam parte de sua frota para conseguir manter o negócio e levantar caixa. O esperado era que as locadoras conseguissem comprar os carros novamente, ao fim da pandemia, que ainda não aconteceu, mas a indústria automotiva não está no mesmo ritmo.

Com base nos dados da Rentcars.com, cerca de 26% dos pontos disponíveis no Brasil para aluguel de automóveis estavam sem frota, em especial no dia 12 de outubro, que foi feriado. A maior falta destes automóveis se deu em São Paulo, que alcançou a marca de 90% de indisponibilidade.

Paulo Miguel informa também, que estão cobrando as montadoras para a entrega de veículos, pois os meses de alta temporada, dezembro e janeiro, estão se aproximando e talvez a empresa não esteja preparada para esta retomada. Muitas pessoas, devido ao isolamento, buscam a opção de locação de veículos para as viagens, do que os aviões, por exemplo.

A dificuldade não se dá somente em feriados prolongados, mas também nos dias úteis e finais de semana. A dica dos especialistas é para que os profissionais do turismo se antecipem ao avisar o cliente sobre essa escassez, solicitando a antecipação do aluguel para não ter de lidar com surpresas desagradáveis, pois a falta dos veículos já é esperada. Além disso, está atitude deve gerar uma fidelização do cliente ao profissional do turismo.

Outro ponto positivo na antecipação da reserva, é o custo deste aluguel. Assim como os hotéis e as passagens aéreas, o valor do aluguel de automóveis varia de acordo com a demanda, por isso, o ideal é não deixar para a última hora, considerando que a procura pela categoria econômica é maior.
Paulo Miguel explica que esperava que esta retomada fosse mais rápida, mas não esperava que a demanda seria tão grande.

A empresa Localiza divulgou dados que mostram o crescimento no setor de 18% no faturamento, somente no terceiro trimestre de 2020.