Como lidar com imprevistos em viagens corporativas

Como lidar com imprevistos em viagens corporativas?

Imprevistos podem  acontecem em viagens corporativas. Eles nem sempre chegam com uma notícia boa e, na maioria dos casos, trazem consigo algum transtorno ou prejuízo. E a maioria deles aparece devido a erros na gestão ou planejamento das viagens.

Pensando em te ajudar, preparamos este post. Reunimos nele algumas dicas importantes para você aprender a lidar com os imprevistos em viagens corporativas. Além de garantir um eficiente gerenciamento. Ficou curioso? Continue acompanhando e saiba mais! Boa leitura!

Quais são os principais imprevistos que podem surgir durante uma viagem corporativa?

Talvez você ainda não tenha passado por nenhuma situação chata durante as suas viagens de negócios. Mas isso não quer dizer que elas não existam. E a última coisa que você quer é ter que lidar com elas, certo?

Vamos listar aqui alguns tipos de imprevistos que podem acontecer ao longo da sua viagem corporativa:

1 – Roubos

Infelizmente, a questão de segurança é o principal problema em todo o território nacional. Porém, esse não é somente um problema brasileiro. Há vários países que também precisam reforçar a sua proteção.

Portanto, todo o cuidado ainda é pouco. É provável que em sua viagem de negócios você precise levar notebook, celular e documentos importantes. Perder qualquer um desses itens será algo bastante chato. Por isso, fique atento sempre!

2 – Acidentes

Sejam de trânsitos ou pessoais, eles podem aparecer em qualquer lugar. O trânsito é um lugar caótico, com vários motoristas que não respeitam as leis. Além disso, você pode ter algum problema de saúde inesperado que necessite de atendimento.

Sendo assim, tome cuidado com o trânsito. Especialmente se o motorista for você! Além disso, cheque para que a sua saúde esteja em dia para que não ocorra nenhum tipo de indisposição durante o deslocamento.

3 – Voo cancelado

O cancelamento de voo não é nenhuma novidade e, mesmo assim, ainda pega muita gente de surpresa. Afinal, ele pode alterar toda a programação da sua viagem de negócios. Esse imprevisto pode acontecer na ida ou na volta.

Condições climáticas, excesso de tráfego aéreo ou uma manutenção no avião podem ser alguns dos motivos que resultaram no cancelamento do voo. Nessas horas, o mais certo a se fazer é avisar a todos os envolvidos e aguardar pacientemente a remarcação do embarque.

4 – Bagagem extraviada

Esse é um problema que tira qualquer um do sério. Especialmente quando você está em uma viagem corporativa e os seus pertences para uma reunião sumiram. Esse tipo de imprevisto pode comprometer toda a sua programação, uma vez que a resolução dele demora alguns dias.

Dicas de como lidar com imprevistos em viagens corporativas

Para que o imprevisto em viagens corporativas não bata na porta da sua empresa, confira algumas dicas importantes.

1 – Tenha uma política de viagens bem definida

Se a sua organização costuma realizar muitas viagens de negócios, é essencial que ela tenha uma política de viagens corporativas bem definida. Esse é o primeiro passo para que a sua gestão seja eficiente.

O ideal é que os controles sejam rígidos, porém eles não podem ser obstáculos para que ocorra o fluxo de aprovações. Lembre-se que muita burocracia engessa os procedimentos.

Ser flexível com a dosagem certa é a sua melhor solução. Prazos para cumprir reservas, aprovações e pedidos devem ser respeitados. Esta é uma forma de evitar gastos desnecessários. É importante também deixar o colaborador ciente sobre o limite de gastos durante uma viagem corporativa.

É imprescindível que a política de viagens esteja alinhada com as características da empresa. Essa também é uma forma reduzir fraudes, desvios e condutas erradas dentro da organização e durante as viagens de negócios.

2 – Planejamento completo da viagem corporativa

O planejamento é um dos principais pilares dentro de uma empresa. Sem ele, nenhum setor funciona. Quem dirá uma viagem de negócios. Além disso, é indispensável para que a saúde financeira de uma organização esteja sempre em dia.

Portanto, mantenha o relatório de destinos mais procurados pela empresa sempre em dia. Além disso, procure ter parceiros nesses locais como, por exemplo, restaurantes e hotéis. Esses tipos de acordos facilitam as tarifas.

Crie um cronograma com as viagens que já estão programadas e informe aos colaboradores onde são os locais em que eles terão descontos.

3 – Fique atento ao cartão de vacinas

Muitas vezes esquecido, o cartão de vacinas é exigido por muitos países, que barram viajantes não imunizados. Por isso, é preciso estar atento a este detalhe, atualizar o documento com antecedência.

Caso exista alguma epidemia no país destino, é preciso avaliar com o gestor se a viajem é segura ou se precisará ser adiada.

4 – Tenha uma agência especializada em viagens corporativas à sua disposição

Terceirizar o planejamento de viagens de negócios é sempre uma boa opção. Afinal, você terá à sua disposição uma equipe especializada para programar todo o roteiro do seu colaborador e ainda pensar nos detalhes que ele necessita.

As agências especializadas em viagens corporativas lidam melhores com as transações necessárias, possuem acordos especiais com outras empresas e costumam realizar esse tipo de serviço de maneira personalizada. Ou seja, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Ao longo deste post você pôde perceber quais são os problemas que mais acontecem em uma viagem corporativa. Porém, com uma boa gestão, é possível prevê-los e ter a solução com maior agilidade.  Uma agência de viagens corporativas ajuda você a evitar problemas em viagens, além de oferecer o apoio necessário, caso as adversidades aconteçam.

Entretanto, se você não quer ter dor de cabeça com esse tipo de detalhe, o mais certo é contar com os serviços de uma agência de viagens corporativas. Afinal, os seus profissionais são especializados para lidar com esse tipo de problema com excelência e rapidez.

A Nix Travel possui vasta experiência para resolver qualquer tipo de imprevisto em sua viagem. Portanto, você não precisará se preocupar com nada! A sua ida e volta será perfeita! A sua única preocupação será em fechar um excelente negócio. Munida de colaboradores capacitados, a Nix Travel detecta possíveis problemas antes mesmos da sua viagem começar.  Ainda que você se depare com algum aborrecimento durante a sua viajem, nosso pessoal estará pronto para atender você 24 horas, todos os dias.

Comments are closed.