Dicas de Viagens a Lazer, Dicas de Viagens Corporativas

Hotel Urbano vale R$2 bi – mas seus sócios não se entendem.

Desde a fundação da empresa, os irmãos foram vendendo algumas fatias do negócio para diversos fundos de investimentos. Num determinado domingo, sem muita delonga, os irmãos informaram aos funcionários que, haviam vendido o controle da companhia para a empresa Insight e, atuariam somente na administração do negócio.

João Ricardo, um dos irmãos, chegava a passar cerca de 18 horas por dia, na sede da empresa, trabalhando para a marca. Além da empresa Insight, a Accel Partners, Tiger Global e Priceline também se tornaram sócios da Hotel Urbano.

No dia da venda, cerca de 5% foi negociado e foram pagos R$100 milhões. A empresa, com menos de cinco anos então, foi avaliada em mais de R$2 bilhões. O acordo feito com acionistas, fez com que os irmãos ficassem sem saída nas negociações, onde, podem comprar partes da empresa a qualquer momento e os empreendedores não podem fazer nada.

O Priceline pagou 60 milhões de dólares por 10% da empresa, o que já diminuiu a participação dos irmãos. Depois, para a Insight assumir o controle, foi necessário se juntar ao Tiger e com isso, o até então presidente, João Mendes, passou seu cargo para Maurizio de Franciscis, que foi contratado como diretor de operações.

O potencial da empresa é muito grande e os irmãos tentam recuperar o controle, onde poderia ser feito por compras de ações. Alguns sócios querem que a empresa se expanda para o exterior e também, recuperar o investimento feito na Hotel Urbano, já os irmãos, querem que a empresa cresça primeiro no Brasil, fazendo com que as pessoas conheçam mais o seu país, para só aí, expandir a marca para outros países.