Dicas de Viagens a Lazer, Dicas de Viagens Corporativas

Combustível de aviação sobe 40% em 2020 e pressiona preço das passagens aéreas.

O mundo todo foi afetado fortemente com a chegada do novo coronavírus, no entanto, o impacto não foi apenas na área da saúde ou no modo de viver. A economia foi um dos setores mais afetados e diversos segmentos sofreram alta em seus produtos e serviços, o que impacta diretamente no bolso do consumidor.

Um dos produtos de maior alta foram os combustíveis de aeronave. O querosene de aviação teve aumento de 40% em seu valor, dez vezes mais que a inflação de apenas 4%. O aumento brusco, representa diretamente um aumento no valor das passagens, já que no Brasil, o valor do combustível representa em média 38% do valor da mesma. Em outros lugares do mundo, o percentual gira em torno de 18 a 22%.

Outro fator importante a ser considerado, é a alta que o dólar tem em relação ao real. Dessa forma, serviços como a aquisição de peças para a manutenção e compra de aeronaves também ficam mais caras.

Porém, mesmo com as altas taxas, o Brasil é um dos primeiros países no ranking de recuperação no serviço de aviação durante a pandemia. Um dos fatores são as altas procuras por voos domésticos, sendo a totalidade a turismo. A recuperação do setor é graças a voos nacionais, os que são mais taxados em relação ao combustível, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).