Hoje em dia muitas pessoas já sabem que uma viagem corporativa pode trazer diversas oportunidades para as organizações, além de impulsionar e potencializar a carreira do profissional viajante.
Além disso, as viagens corporativas são uma ótima forma de tirar o colaborador da rotina do trabalho, afinal muitos funcionários declararam se sentirem mais felizes e úteis ao realizar uma viagem a serviço da empresa.
Mesmo com a empolgação do colaborador de viajar em nome da empresa, existem aspectos que geram certa carga de estresse. Pensando nisso, a Nix Travel criou o artigo “CEOs: como melhorar sua experiência em viagens corporativas?”, que apresenta dicas e estratégias para que o planejamento da viagem e a viagem em si sejam muito mais leves e organizados.
Planeje a gestão de viagens corporativas
Para melhorar sua experiência com viagens de negócios é imprescindível realizar a gestão de viagens corporativas. Afinal, esse é um meio que administra as viagens, sempre visando menores custos e muito mais lucro e disciplina, além de efetividade nas viagens. Isso tudo, claro, sem perder em nenhum ponto a qualidade do serviço e, ainda assim, agregar vantagens notáveis ao colaborador e à empresa.
Dependendo da rotina da empresa e do dia a dia, muitos CEOs optam pela contratação de agências especializadas em viagens corporativas. Um exemplo que vem se destacando por ser referência entre as empresas é a Nix Travel.
A empresa atua de forma profissional cuidando de todos os detalhes da viagem, desde passagens aéreas, hotéis, etc. Dessa forma, o CEO pode ficar mais tranquilo para cuidar de outras funções da qual já estava encarregado.
Além disso, cogitar contratar uma agência, agrega muito mais valor para a empresa. Isso ocorre, pois as agências possuem contatos com fornecedores e empresas que podem oferecer melhores condições para a viagem. Assim, é possível conseguir descontos diferenciados e ótimas oportunidades de conforto e bem-estar.
Ao ter uma agência especializada organizando a viagem, é possível o CEO se reunir com os funcionários e colocar em pauta os objetivos principais da viagem, como os funcionários devem se comportar em reuniões, entre outros aspectos. Por isso, é necessário que o CEO e os colaboradores já estejam familiarizados com o serviço que a função exige.
Cuide da política de viagens
A política de viagens é uma garantia de que não haverá gasto desnecessário e que todos os colaboradores designados à função não se desviarão do real motivo pelo qual estão ali.
Logo, é necessário que seja realizada uma reunião detalhada sobre todas as responsabilidades que cada colaborador terá e diversos outros pontos principais.
Nessa altura do campeonato, cabe ao CEO saber o que colocar em pauta para os funcionários. Além disso, uma ótima dica é que a política de viagem pode ser redigida e entregue a cada um dos funcionários.
Dessa forma, caso algum deles tenha alguma dúvida, basta analisar a folha em vez de entrar constantemente em contato com a empresa.
Atenção na política de reembolso
É muito comum que os colaboradores arquem com as despesas da viagem e depois sejam reembolsados pela empresa. Para evitar transtornos, planejar com antecedência uma política de reembolso pode ser extremamente vantajosa. Alguns dos benefícios que essa política agrega, são:
- Reembolso justo e organizado;
- Diminuição de fraudes;
- Aumento considerável na melhoria da gestão de viagens.
Porém, para que o reembolso seja feito da forma correta, é necessário avisar aos viajantes que todos os comprovantes de pagamento e hospedagem devem ser guardados. Além disso, o colaborador deve prestar esclarecimento de todos os gastos que fujam do “normal”.
Ouça os colaboradores
Como é provável que os colaboradores viajantes já possuam certa experiência, eles poderão apontar quais os pontos negativos e positivos, além de poder auxiliar de alguma forma durante o planejamento da viagem. É sempre importante dar lugar de fala a quem está sempre na estrada representando a imagem da empresa.
Além disso, ouvir o que os colaboradores têm a dizer, gera um impacto profundo na imagem da empresa. Um exemplo é caso o funcionário seja hospedado em um hotel muito distante do local de encontro com os clientes, há a grande probabilidade de ocorrer atrasos por conta de trânsito e diversos outros fatores.
Planejar um trajeto de lazer para a equipe designada à viagem é imprescindível. Afinal, um funcionário tranquilo e com a mente calma, consegue produzir muito mais e melhor.
Hoje em dia, as empresas estão muito mais humanizadas nessa questão e, caso queira que sua empresa esteja sempre junto ou um passo à frente dos concorrentes, adeque-se à modernidade e cogite todas essas possibilidades.
Segurança em primeiro lugar
Como a viagem está sendo feita em nome da empresa, ela é a responsável pelo bem-estar e segurança de todos os envolvidos. Logo, muitos CEOs contratam também pacotes de Seguro Viagem ou Assistência Viagem.
Dessa forma, é muito mais tranquilo enviar um funcionário a trabalho sabendo que o mesmo está protegido, independentemente de ser impossível prever se algo acontecerá ou não.
CEO e contratação de agência de viagem corporativa
Agências de viagens corporativas pensam em todos os detalhes. Conhecer com profundidade o destino é prioridade. Isto porque, descobrir a cultura local, costumes e comportamento do povo vai ajudar a orientar o CEO em suas viagens. Culturas muito diferentes podem gerar choques e situações constrangedoras. Por isso, uma agência de viagens corporativas pode fazer a diferença, visto que o CEO precisa de total segurança para realizar suas viagens.
Além disso, prever as necessidades deste viajante vip é garantir a realização de uma viagem de sucesso. Oferecer o conforto de administrar prazos e pagamentos de passagens aéreas através de cartões virtuais, providenciar a documentação necessária para a viagem, além de negociar e controlar acordos comercias é um plus que certamente agradará ao CEO.
Levando em conta todos esses métodos, é muito mais fácil fechar um negócio e obter sucesso e tranquilidade durante as viagens de negócios.