Dicas de Viagens a Lazer, Dicas de Viagens Corporativas

Aeroporto de Congonhas ganha tecnologia EMAS.

Afinal, você sabe o que é EMAS? Segue com a gente, vamos te explicar…

EMAS (Engineered Material Arresting System), são tecnologias para deter aeronaves em aeroportos de pista curta. É uma solução técnica instalada em alguns aeroportos para frear uma aeronave que, eventualmente, venha sair da pista e ingresse na área de escape (RESA). Em geral, consiste em concreto poroso ou outro material que ceda ao peso da aeronave, assim detendo o seu avanço (desde que a velocidade não seja muito alta).

A pista principal do aeroporto de Congonhas, será a primeira da América Latina a contar com essa tecnologia.

A Infraero estima um investimento de R$122,5 milhões. A previsão que a obra seja executada em 16 meses, assim a pista principal contará com duas novas áreas de escapes – uma de 70m x 45m na cabeceira 17R e a outra 75m x 45m na cabeceira 35L. No projeto, as duas estruturas serão sustentadas por vigas e pilares capazes de suportar aeronaves e veículos.

Listamos abaixo, alguns benefícios que a obra trará após concluída:

  1. menor impacto em eventos de ultrapassagem dos limites da pista;
  2. frenagem controlada;
  3. mínimo dano à aeronave;
  4. facilidade e maior segurança em procedimentos de evacuação da aeronave;
  5. rapidez na remoção da aeronave; e
  6. recuperação ágil do sistema EMAS após sua utilização.

Todos nós nos lembramos da tragédia do voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos. A aeronave não conseguiu parar na pista. Talvez se o aeroporto já possuísse essa tecnologia, poderia ter evitado a tragédia.

Separamos algumas curiosidades desse aeroporto tão querido e emblemático para São Paulo, veja:

  1. O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1767-1851), primeiro presidente da Província de São Paulo após a Independência do Brasil (1822).
  2. Congonhas também é o nome de um tipo de erva-mate muito comum em Minas Gerais, na região onde se situa Congonhas do Campo, cidade natal de Monteiro de Barros.
  3. Em 1957 o Aeroporto de Congonhas passa a ser o terceiro do mundo em movimento de carga aérea, depois de Londres e Paris.
  4. Em 1959 a ponte aérea Rio-São Paulo tem acordo firmado entre as companhias Varig, Vasp e Cruzeiro do Sul, que operavam os Convair 240, Scandia e Convair 340.
  5. Em 2019 Congonhas registrou 22.281.896 de passageiros e mais de 210 mil pousos e decolagens.
  6. A principal rota operada a partir de Congonhas é a ponte aérea São Paulo-Rio. São cerca de 100 voos diários, o que torna uma das rotas mais movimentadas do mundo.
  7. A principal pista de pouso do Aeroporto de Congonhas tem 1.940 metros e está entre as mais curtas do Brasil.

E você, tem mais dicas/curiosidades do Aeroporto de Congonhas? Compartilhe com a gente!