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Acabou o mundo VUCA. Conheça o mundo BANI.

O termo VUCA foi criado para mostrar o “mundo novo” que tinha na época dos anos 80. Hoje, não faz mais sentido, pois não existe o cenário de quando o termo foi criado, muito pelo contrário! Hoje, o mundo está em constante mudança e é aí que entre o termo BANI.

O mundo BANI não tem como objetivo controlar e evitar qualquer situação, mas sim, saber lidar com todas que podem surgir. Este é o grande diferencial que o BANI pode oferecer e tem sido bastante aderido por empresas.

Por exemplo, você perdeu o emprego. Você tem duas opções:

1- Fazer análises, arrumar desculpas e etc, sobre o que aconteceu, é coisa do mundo VUCA.

2- Se jogar, buscar oportunidades, fazer contatos e ir atrás do que deseja, é coisa do mundo BANI.

Esqueça todos os moldes que já foram criados até hoje, seja você a sua própria referência. O termo BANI significa: Brittle (frágil) Anxious (ansioso) Nonlinear (não-linear) e Incomprehensible (incompreensível).

Entenda melhor:

Brittle (frágil) – pense que as mudanças são constantes e que amanhã pode chegar um novo vírus, por exemplo, e mudar toda a sua vida e você ficar no meio do caminho sem saber o que fazer. Pois bem! Você precisa assumir que o mundo é frágil e que essas situações podem acontecer a qualquer momento. Tenha sempre um plano A, B e C, para ter onde correr e arriscar.

Anxious (ansioso) – tome decisões rápidas! Não fique pensando e analisando todos os pontos para só depois tomar a decisão. Chegou a oportunidade, agarre! Isso pode soar como ansioso, como o próprio nome diz, mas no mundo corporativo, isso é visto de forma ágil, jogando sempre contra o tempo, que passa depressa.

Nonlinear (não-linear) – o mundo BANI é aquele multifunção, deixando de lado tudo o que nos foi ensinado, seguindo manual de instruções e check lists.

Incomprehensible (incompreensível) – lançar uma campanha, por exemplo, e esperar que o resultado seja conforme o esperado, está fora de cogitação, pois o mercado vive em constantes mudanças.

Os velhos modelos não se adéquam ao mundo em que vivemos hoje. Não adianta pensarmos que os clientes são nossa propriedade, sendo ser o mesmo quem dita as regras. As mudanças no mercado ocorrem devido à necessidade do cliente.