Dicas de Viagens a Lazer, Dicas de Viagens Corporativas

Passaporte digital de saúde pode facilitar viagens ao exterior pós-Covid.

A adaptação ao “Novo Normal” é constante, e para isso, empresas do mundo inteiro buscam alternativas para superar as dificuldades instauradas pelo Covid-19. Pensando nisso, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), estuda o lançamento do passaporte digital, documento semelhante ao RG e CNH digital já conhecido pelo brasileiro.

O projeto ainda em estudo, necessita da aprovação dos Órgãos Governamentais responsáveis pela liberação do aplicativo. No entanto, o mesmo encontra-se em fases de teste, e já existe uma versão piloto inicial para ser testada pela população ainda em 2020.

O intuito da Associação é lançar o “IATA Travel Pass” – nome oficial – ainda em 2021, para smartphones IOS e Android, no primeiro e seguindo trimestre do ano, respectivamente.

No aplicativo, estarão disponíveis informações como histórico de saúde, carteira de vacinação e dados pessoais do usuário. Dessa forma, os Governos que liberarem o uso do aplicativo no país, terão mais segurança com os passageiros, e dessa forma, poderão flexibilizar as regras de restrição de viagens de cada lugar.

Empresas como companhias aéreas também serão beneficiadas e já demonstram interesse pelo projeto, que futuramente, pode se expandir para outras áreas que exigem aglomeração e comprovação do estado de saúde.