Dicas de Viagens a Lazer, Dicas de Viagens Corporativas

Cias Low Costs no mercado brasileiro.

As cias low costs são as empresas aéreas de baixo custo, possuem tarifas mais baratas do que a média.

O modelo surgiu nos anos 90 nos EUA. Desde 2019, uma lei permitiu a participação de 100% capital estrangeiro em uma cia aérea brasileira, assim, facilitou a entrada das low costs no Brasil;

Para que elas consigam oferecer preços baixos, existem alguns pontos importantes, são eles:

1 – Tarifa que inclui somente o bilhete aéreo – todos os serviços que são comuns nas cias aéreas são cobrados a parte, como: bagagem de mão, refeição a bordo, marcação de assento e etc.

2 – Canais de venda pela internet – para maioria delas as vendas são realizadas totalmente no online, não possuem loja física, intermediadores, calls centers e sem uso de GDS.

3 – Frotas padronizadas – as cias low costs trabalham com o mesmo modelo de aeronave geralmente, isso ocorre para reduzir treinamento de equipe e manutenção entre os equipamentos.

4 – Operação em aeroportos menores – o uso de aeroportos secundários facilita a operação, passam menos tempo em solo, assim, os custos com taxas aeroportuárias são menores.

5 – Sem programa de fidelidade – a maioria das low costs não possuem programas de milhas. Pois, a prática de programas assim faz com que as cias tenham que praticar tarifas mais caras por conta do acúmulo de milhas.

Hoje no Brasil existem 6 empresas low costs, são elas;

Air China

Air Europa

Flybondi

Jet Smart

Norwegian Air

Sky Airlines

Somente a Air Europa em parceria com a Gol opera destinos nacinais, as demais somente rotas internacionais.