Dicas de Viagens a Lazer

11 países que já reabriram as fronteiras para turistas vacinados

Para quais países os turistas vacinados podem viajar atualmente? Com a vacinação contra a covid-19 em andamento no mundo, alguns países estão optando por eliminar as restrições de entrada para os viajantes que foram imunizados. Confira a seguir os destinos abertos para turistas que já receberam a vacina da covid.

 

Belize

Para poder viajar ao país centro-americano de Belize, os viajantes devem apresentar um comprovante de vacina aplicada pelo menos duas semanas antes da chegada.

É necessário também baixar o aplicativo Belize Health Travel App e gerar um QR Code para apresentar na chegada, além de teste RT-PCR negativo para Covid-19 realizado até 96 h antes da chegada à ilha caribenha. Somente são aceitas reservas em hotéis pré-selecionados.

Croácia

Desde 1 de abril, qualquer pessoa pode viajar para a Croácia se apresentar um certificado de vacinação contra a Covid, sendo que a dose final deve ter sido tomada pelo menos 14 dias antes da chegada.

A Embaixada da Croácia lembra que os turistas somente terão permissão para entrar no país se fornecerem comprovantes de que pagaram pela acomodação com antecedência e integralmente antes da chegada na fronteira.

Equador

O Equador emitiu novas diretrizes para a entrada no país: qualquer pessoa pode entrar desde que tenha como comprovar que já tomou a vacina da covid. É necessário preencher o formulário “Declaración de Salud del Viajero“.

Na chegada os visitantes serão questionados e examinados para conferir se há sintomas como febre, tosse, mal-estar geral, perda de olfato e de paladar. Se houver alguma suspeita é obrigatório fazer um teste rápido antígeno e, em caso de positivo, se isolar por 10 dias às suas próprias custas. Os turistas devem cumprir protocolos de segurança, incluindo o uso obrigatório de máscaras, manter o distanciamento social e evitar encontros com mais de 10 pessoas.

Estônia

Desde 2 de fevereiro, a Estônia declarou que aqueles que foram vacinados contra covid-19 podem entrar no país sem ter que se submeter a uma quarentena obrigatória de 10 dias e aos requisitos de teste. O governo disse que os viajantes vacinados devem aderir a todas as medidas de saúde pública que estejam em vigor, como uso de máscaras e distanciamento social.

Geórgia

Os viajantes vacinados de qualquer país têm permissão para entrar na Geórgia, desde que apresente documentação confirmando seu status de vacinação. No caso de serem duas doses, deverá ser fornecida prova de ambas.

Grécia

Em 9 de março, o ministro do turismo da Grécia, Harry Theocharis, disse que aqueles que foram vacinados contra covid-19 poderão viajar para lá neste verão, informou a Reuters. “A Grécia está pronta com um protocolo completo para o verão de 2021”, disse ele, acrescentando que a Grécia quer estar pronta para iniciar sua temporada de verão dia 14 de maio.

Guatemala

De acordo com a Embaixada da Guatemala, qualquer pessoa pode entrar no país desde que apresente um comprovante de vacinação. É obrigatório que a imunização tenha sido pelo menos duas semanas antes da viagem. É preciso preencher o formulário “Health Pass” que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. Passageiros que tenham entrado ou transitado na África do Sul ou Reino Unido nos últimos 14 dias antes da chegada não podem entrar na Guatemala.

Islândia

A Islândia reabriu para todos os viajantes que estiverem totalmente vacinados contra covid-19 sem a necessidade de testes ou medidas de quarentena na chegada. Os viajantes devem fornecer prova de que foram totalmente vacinados com uma vacina certificada para uso pela Agência Europeia de Medicamentos, que inclui a Pfizer-BioNTech, Moderna e a AstraZeneca.

Montenegro

Montenegro está permitindo a entrada de visitantes vacinados de qualquer país. Os viajantes devem apresentar um teste PCR negativo nas 72 horas anteriores ou comprovar que receberam a segunda dose da vacina mais de sete dias antes da chegada.

Seychelles

As paradisíacas Seychelles estão recebendo visitantes vacinados de qualquer parte do mundo. Os turistas internacionais devem comprovar que estão imunizados com a segunda dose recebida ao menos duas semanas antes da chegada. É necessário apresentar também autorização de viagem prévia.

Tailândia

A Tailândia é o último país a anunciar que permitirá que estrangeiros vacinados acessem parte de seu território sem a necessidade de quarentena. A mudança ainda não está em vigor, mas deve conceder acesso à grande ilha turística de Phuket e só terá início em maio, depois expandindo para outras partes do país.

 

Vários outros países estão considerando aceitar a vacina para receber turistas. Por outro lado, alguns somente farão isso quando for comprovado que as vacinas reduzem significativamente a propagação do vírus.

Na ausência de um “passaporte de vacina” amplamente aceito, muito coisa ainda não ficou clara, como quais vacinas são aceitas e o que exatamente é uma prova de vacinação. Portanto, quando você finalmente for se vacinar, guarde cada pedaço de papel que receber como comprovante.

 

Fonte: www.melhoresdestinos.com.br